Café irlandês

SONY DSC

Conhecido originalmente como irish coffee, o café irlandês é uma bebida quente montada com café, açúcar, whisky, chantilly.

Nessa versão que elaborei pro chá irlandês do blog, dei uma abrasileirada na receita e troquei o açúcar por brigadeiro, um doce tipicamente brasileiro. Além disso, ele é preparado com um toque de whisky.

SONY DSC

INGREDIENTES
60g de chocolate branco
200g de leite condensado (aproximadamente 1 xícara)
50g de creme de leite (aproximadamente 1/4 de xícara)
30ml de whisky de boa qualidade
80ml de café
100ml de creme de leite fresco

PREPARO
Corte o chocolate branco em pequenos pedaços e reserve. Numa panela adicione o leite condensado e o creme de leite. Leve ao fogo baixo até levantar fervura ou ficar numa textura bem líquida. Acrescente o chocolate picado (gosto de adicionar o chocolate nesse ponto para não correr o risco de queimar por ter ficado muito tempo no fogo) e mexa até desgrudar do fundo da panela. Quando estiver morno, adicione o whisky e mexa bem.

MONTAGEM
Disponha o brigadeiro branco no fundo de taças próprias para café, acrescente o café e o creme de leite fresco batido em ponto de chantilly (basta gelar o creme de leite e bater na batedeira). Decore com cacau ou chocolate em pó polvilhado sobre o creme batido.

Se você preferir também pode servir sem chantilly ou fazer somente o brigadeiro branco como doce de colher. Só tenha cuidado com as crianças, para elas não se utiliza whisky na preparação.

Comenta aí o que você achou e compartilha a receita!

SONY DSC

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta