Alimentos orgânicos beneficiam o homem e a natureza

SONY DSC

Atualmente a tendência da gastronomia é optar cada vez mais por alimentos e escolhas saudáveis em virtude dos benefícios que trazem à saúde. Antigamente fazer compras no shopping era sinônimo de voltar pra casa com sacolas de roupas, perfumes e outros objetos de grife. Hoje em dia esse conceito mudou, ao menos entre os frequentadores do Via Direta Shopping. Uma vez na semana, às sextas-feiras, das 8h às 17h, acontece a feira de produtos orgânicos no local. O projeto oferece produtos orgânicos certificados por auditoria e controle social através do Ministério da Agricultura. Hortaliças, frutas, castanhas, crustáceos e mel são alguns dos itens que você pode encontrar por lá, todos certificados e com qualidade garantida.

SONY DSC

Luis da Câmara Jácome, especialista em agricultura e alimentos orgânicos.

‘Hortas Orgânicas do Rio Grande do Norte’ é uma realização do SEBRAE. Desde 2012 produtores rurais de todo o estado se tornaram microempreendedores por meio da agroecologia. O coordenador do programa, Luis da Câmara Jácome (54), especialista em agricultura e alimentos orgânicos, explica os benefícios da prática.

Quais as vantagens dos alimentos orgânicos?

Consumir um produto livre de agrotóxicos, sem causar danos à saúde, e ter um alimento com  mais durabilidade. Eles passam de 15 a 20 dias na geladeira sem sofrer nenhum dano, e não murcham como os outros. Então com o passar do tempo, o ser humano vai ter menos doenças e mais vitalidade.

SONY DSC

Existe alguma diferença quanto ao sabor e o preço?

O sabor é melhor, um gosto mais puro, eu acho. Em relação ao preço varia em torno de 30% a mais do que um produto convencional, com agrotóxicos. Mas aqui o preço é camarada e varia pouca coisa. Sem falar que você compra direto do produtor, você não compra de lugares que não sabe a procedência.

Como acontece o acompanhamento junto aos produtores?

Toda semana eu faço visitas e vou pontuando o que está acontecendo no momento: as pragas, o crescimento. A partir disso oriento o pessoal a usar as práticas da agroecologia para as plantas crescerem saudáveis e com menos pestes.

Que tipo de produto o pessoal pode encontrar aqui?

Hortaliças de modo geral e até frutas como mamão, banana, batata, gerimum. Temos o pessoal que vem de Mossoró, que também são certificados e trazem o mel. Tem o pessoal da cachaça, ostra, camarão, tudo certificado. A Ostra vem de Tibau do Sul.

Aqui todos são produtores, mas se eu quiser fazer uma horta orgânica em casa, é fácil?

É sim. Você hoje para ter uma horta orgânica pode aproveitar uma parte do seu quintal ou utilizar garrafa pet para plantar coentro, alface e ervas. Não vai ter em grande quantidade, mas acredito que com carinho, dê para produzir bem em casa. A maioria dos produtores de Gramorezinho, plantam no quintal de casa.

Feira de Produtos Orgânicos

Endereço: Avenida Senador Salgado Filho, 2233 (Via Direta Shopping)

Horário de funcionamento: Sexta-feira, das 08 às 17h

Forma de pagamento: à vista.

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta