Quiche Lorraine

SONY DSC

A quiche é uma torta aberta recheada com creme de leite, ovos e ingredientes como queijo, carne defumada ou legumes. ‘Lorraine’ foi o nome que os franceses batizaram o prato alemão quando feito com recheio de bacon e queijo. A receita original, criada no século XVI, possui apenas bacon.

Nessa versão de quiche lorraine eu harmonizo o queijo suíço tipo gruyère com bacon defumado e requeijão. A mistura de iogurte natural na massa e no recheio também possibilita uma torta mais leve do que a receita tradicional.

SONY DSC

INGREDIENTES
Massa
170g de farinha de trigo (1 xícara e 1/2)
50g de iogurte natural (1/4 de xícara)
75g de manteiga gelada em cubos
1/2 colher de chá de fermento
1 pitada de sal

Recheio
3 ovos
1 pitada de sal
120g de iogurte natural (2/3 xícara)
1/4 de xícara de requeijão
80g de bacon em cubos
50g de queijo gruyère ralado
2 colheres de sopa de creme de leite

PREPARO
Misture todos os ingredientes da massa numa tigela até desgrudar das mãos. Forre fundo e laterais de uma forma de 20cm de diâmetro e faça furos com um garfo. Reserve. Corte o bacon em cubos e doure numa frigideira bem quente. Escorra num papel toalha e reserve. Rale o queijo gruyére e espalhe sobre a massa. Em seguida adicione o bacon sobre o queijo. Misture numa tigela os ovos, o sal, o requeijão, o iogurte e o creme de leite. Misture bem a cada adição. Despeje sobre o queijo e o bacon e leve ao forno pré-aquecido a 180Cº por 40 minutos. Decore com lascas de queijo.

Essa receita é perfeita para acompanhar um café irlandês. Ela surpreende tanto no sabor quanto na apresentação. Faz aí na sua casa, posta uma foto e me marca nas mídias sociais. Os links de onde você pode me encontrar em todas elas estão na barra lateral aqui do site.

SONY DSC

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta