Como deixar uma receita com a sua cara

SONY DSC

A cozinha é um ambiente repleto de cores, aromas, texturas… Cada ingrediente desempenha um papel diferente nas preparações, seja como protagonista ou apenas para realçar o sabor. Mas a parte mais legal de cozinhar é poder brincar com tudo isso e ser um alquimista gastronômico, adicionando um toque pessoal ou simplesmente tornar a preparação mais saudável – ou ‘mais gostosa’ – adaptando as receitas. #BelaGil rsrsrs

A primeira coisa que você precisa saber é que uma receita não precisa necessariamente ser seguida à risca para dar certo ou ficar boa. A culinária é muito versátil, desde que você se atente em fazer alterações que não sejam tão diferentes da proposta inicial, que geralmente já foi testada diversas vezes até a versão final. Nesse caso, o importante é que você se atente para as texturas, o sabor e para algumas regras específicas de cozimento e conservação de cada ingrediente.

SONY DSC

O açúcar mascavo é obtido a partir da cristalização do mel de engenho

AÇÚCAR: substituir o açúcar branco pelo açúcar mascavo é uma ótima opção para deixar a receita mais saudável. Ele não é tão processado como o outro e também adoça como mel! Eu particularmente procuro usar em bolo de chocolate, pois acho que a combinação harmoniza bem. Mas atenção, ele vai deixar o resultado final de sua receita mais escura do que o convencional e não indico para fazer caramelo.

SONY DSC

A farinha de amendoim combina na preparação de bolos e sobremesas

FARINHA: existe uma infinidade de farinhas disponíveis no mercado como opção alternativa para a farinha de trigo. A farinha integral substitui muito bem a farinha convencional em qualquer preparação. Mas para outros tipos de farinha como de aveia, de linhaça ou de oleaginosas, o ideal é dividir a quantidade de farinha de trigo em três partes e substituir apenas um terço dessa medida, dando uma turbinada e trazendo mais sabor ao prato.

SONY DSC

O azeite é mais saudável do que a manteiga por ser de origem vegetal

GORDURA: manteiga, azeite, óleo, banha e até mesmo bacon, são algumas das opções utilizadas na gastronomia para refogar e fritar os alimentos. Eu prefiro sempre substituir quase tudo por azeite, ou então misturar com uma parte de manteiga. O óleo obtido a partir das oliveiras não pode ser saturado, isto é, deixar passar do ponto e queimar na panela, se não ele se transforma numa opção prejudicial à saúde. Quando você faz esse blend de gorduras (manteiga + azeite), além de trazer mais sabor, os riscos de passar do ponto diminuem. Fritura com azeite, nem pensar!

SONY DSC

O arroz integral multigrãos é rico em fibras

ARROZ: segundo especialistas em nutrição, o arroz branco se transforma completamente em glicose quando ingerido pelo nosso corpo. Uma maneira de aproveitar melhor o combo de feijão com arroz, paixão nacional, é utilizar o grão integral, que pode compor perfeitamente o baião de dois. A versão que também é comercializada com diversos grãos é rica em fibras e pode tranquilamente ser utilizada também, em risotos, bolinhos e demais preparações.

Molho tártaro com iogurte grego e ingredientes frescos

Molho tártaro com iogurte grego e ingredientes frescos

MAIONESE: esse creme à base de ovos e óleo tem sido muito utilizado em preparações ou como guarnição de alguns pratos especialmente sanduíches ou petiscos, contudo, ele não é tão saudável quanto parece. Para deixar sua receita mais saudável, você pode substituir por um iogurte, coalhada ou queijo cottage temperado com sal, limão e pimenta. O resultado é bem parecido. Só não utilize em preparos que exigem altas temperaturas.

Na foto acima, esse molho tártaro foi feito com iogurte grego substituindo a maionese e ingredientes frescos substituindo as conservas. Por ser tudo natural, ele é bastante perecível, mas o sabor fica incrível assim como na versão tradicional e combina muito bem com iscas de camarão.

SONY DSC

INGREDIENTES
1/2 xícara de iogurte grego
1 colher de chá de cebola picada
1 colher de chá de cenoura ralada
1 colher de sopa de azeitonas verdes picadas
1 colher de chá de pepino ralado
1 colher de sopa de cebolinha picada
1 colher de chá de alcaparras
1 colher de chá de mostrada Dijon
suco de 1/2 limão
sal a gosto

PREPARO
Misturar tudo.

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta