Tartelette de limão

SONY DSC

O tartelette de limão é uma receita muito tradicional da culinária francesa que se espalhou pelo mundo. Essa versão servida no chá irlandês do blog é bem simples, apesar de ter vários estágios de preparação. Ela foi elaborada com uma massa doce básica, um creme de confeiteiro saborizado com limão siciliano e um merengue suíço de limão tahiti. A combinação desses dois limões na preparação harmonizam perfeitamente entre si e resultam numa explosão de sabores cítricos.

SONY DSC

INGREDIENTES
Massa
200g de farinha de trigo sem fermento (1 xícara e 1/3)
100g de açúcar refinado (2/3 de xícara)
100g de manteiga sem sal
1 ovo
Recheio
6 gemas
125g de açúcar (5/6 de xícara)
40g de amido de milho (2 colheres de sopa)
500ml de leite
1/2 colher de sopa de raspas de limão siciliano
50ml de suco de limão siciliano
30ml de limoncelo
Cobertura
2 claras
125g de açúcar refinado (5/6 de xícara)
125g de açúcar confeiteiro (5/6 de xícara)
Raspas de 1 limão Tahiti
Suco de 1/2 limão tahiti

PREPARO
Numa tigela adicione todos os ingredientes da massa e misture até formar uma massa que desgrude das bordas e da mão. Se necessário adicione mais um pouco de farinha. Forre fundo e laterais de uma forma com fundo removível e leve ao forno pré-aquecido a 180Cº por 10 minutos. Reserve. Num bowl adicone as gemas e o açúcar e bata com um fouet até obter um creme fofo e aerado. Adicione o amido de milho e misture. Leve ao fogo o leite com as raspas de limão até levantar fervura. Adicione o líquido ao creme fofo mexendo bem e volte a panela para levar ao fogo baixo até engrossar. Desligue o fogo e adicione o suco do limão siciliano e o limoncello. Recheie as massas e leve para gelar por 6 horas coberto com filme plástico. Numa panela adicione as claras e os dois tipos de açúcar. Leve ao fogo até chegar numa temperatura de aproximadamente 80Cª (tipo de mamadeira). Adicione numa tigela com as raspas do limão tahiti, misture o suco do limão e bata até desenhar. Espalhe sobre a torta e leve ao forno para gratinar ou queime com maçarico.

Depois de pronta, o resultado é esse da imagem abaixo, uma tortinha com massa leve, creme firme e cobertura com textura cremosa envolta numa casquinha crocante. Bom apetite!

SONY DSC

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta