Um livro para quem aprecia bebidas

SONY DSC

Um guia completo para boêmios, barmans, apreciadores de bebidas e curiosos simpatizantes do álcool. Assim é o ‘Manual do bar’ uma obra completa que possui várias informações e dicas do universo etílico.

SONY DSC

O livro é editado pela Editora Senac, e seu autor, Aristides  de Oliveira Pacheco, é um especialista em bebidas com formação internacional. No manual ele trás uma gama de conhecimentos indispensáveis para barmans e profissionais do ramo, bem como curiosos desse universo, como o gastrônomo aqui.

SONY DSC

Nas páginas da obra estão informações sobre as funções de um barman, tarefas administrativas e da brigada de um bar, habilidades destes profissionais entre outras informações que servem para desmistificar um pouco as atividades de quem trabalha com isso. Um detalhe interessante é que o livro também aborda a composição das bebidas e classificação geral delas.

Um ponto curioso é que dá pra saber também como cada tipo de bebida é elaborada. O livro explica o processo de fermentação e maturação de cada uma delas, que são divididas em categorias conforme seu preparo e especiarias que levam na composição.

SONY DSC

Mas a parte mais interessante mesmo é o receituário internacional de drinks, coquetéis e batidas. São diversas receitas, dos mais variados tipos, organizadas por ingrediente e classificação. O índice no fim do livro também ajuda a encontrar facilmente as preparações. Essa parte é interessante para qualquer um que aprecia beber, dos mais formais ao esportivos.

SONY DSC

A publicação tem 232 páginas e está no mercado desde 1996. Essa minha edição (6ª), comprei num sebo e paguei cerca de R$20 no início de 2016.

Na Saraiva ele custa R$69, e você pode comprar clicando aqui.

Mas caso você não se importe em ter uma versão que já foi folheada e quer economizar, clica aqui para comprar com algum vendedor da Estante Virtual, uma rede formada por sebos de todo Brasil. Eu já comprei diversos livros por lá e confio no site.

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta