O guia chic e econômico do doce tipicamente brasileiro

SONY DSC

O brigadeiro é um clássico no Brasil. Ele surgiu no país por volta de 1945, inicialmente conhecido como negrinho. A receita que antes era básica, atualmente ganhou versões diversas, das mais simples as mais sofisticadas, por meio de chefs e culinaristas da gastronomia; virou inclusive tema central de livros, como esse que eu te apresento hoje.

SONY DSC

Resgate da história do ‘negrinho’

‘Brigadeiro Gourmet – técnicas explicadas passo a passo’ é um livro de Jeanne Margareth para chocólatras, curiosos, profissionais e gastrônomos. Publicado pela editora Agir, ele tem 50 páginas coloridas, 40 receitas e traz o histórico do “negrinho” com curiosidades e dicas para quem deseja obter o doce perfeito.

SONY DSC

Histórico e tradição do doce

Por ter sido utilizado para conseguir votos na disputa de Eduardo Gomes, brigadeiro da FAB, para a Presidência da República, o doce tipicamente brasileiro ficou conhecido pelo nome da patente do posto ocupado pelo então presidenciável e tornou-se popular. O primeiro capítulo do livro resume essa história.

SONY DSC

Sacadas que vão te ajudar no preparo

Truques culinários para preparar a massa e também para conservá-la fazem parte do conteúdo deste ‘guia econômico’; chamo dessa forma por ser resumido e completo ao mesmo tempo, é além de barato – adquiri o meu numa banca por R$9,99. Existem também algumas ideias para você seguir caso utilize a guloseima como fonte de renda.

SONY DSC

Seção ‘receitas’

A parte mais gostosa do “recheio” da obra são as receitas. A autora ensina uma receita base, que serve de maneira infalível para qualquer brigadeiro. Ela também convidou alguns chefs para ensinar suas próprias criações, então é possível encontrar uma variedade muito grande de estilos culinários para seguir à risca em casa ou se inspirar na criação de combinações próprias.

SONY DSC

Quiz sobre brigadeiro

O capítulo final ainda revela um quiz divertido para você testar seus conhecimentos com base no que aprendeu nos capítulos anteriores e saber se você ja é um “especialista” em brigadeiro!

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *