Rabanadas!

SONY DSC

A rabanada é um dos doces mais tradicionais do Natal. Sua origem, segundo “gastrônomos” e livros de gastronomia, é portuguesa, mas conforme ela foi se popularizando ao redor do mundo, cada país trouxe um pouco de sua identidade à receita original. O preparo é simples e consiste basicamente em passar pão amanhecido em leite aromatizado, empanar com ovo, fritar e passar no açúcar com canela.

A pedido da TV Ponta Negra, afiliada do SBT aqui em Natal, eu ensinei minha versão de rabanada para vocês, que é aromatizada com especiarias e licor de cassis. Mas por ser versátil, você pode fazer em casa com o que tem na despensa e utilizar o que mais gostar para saborizar a preparação.

Rabanada em versão "churros" e com sorvete

Rabanada em versão “churros” e versão tropical com sorvete

Minha sugestão é servir em tábuas de madeira com doce de leite, numa versão “churros”; ou ainda com sorvete, já que moramos num país tropical e refresca o calor que faz aqui na cidade do sol.

INGREDIENTES
1 baguete de pão francês
700ml de leite
especiarias a gosto (canela em pau, anis estrelado, cravo, noz moscada, raspas de laranja baía)
1/4 de xícara de licor de cassis
3 ovos
1 xícara em meia de açúcar granulado
1 colher de sopa de canela em pó
óleo para fritar
*Doce de leite e sorvete

PREPARO
Numa panela, adicione o leite e as especiais e leve para ferver em fogo baixo. Coloque o óleo numa frigideira e deixe aquecer. Após o leite levantar fervura, deixe por mais 1 minuto, passe a mistura numa peneira, adicione o licor e reserve. Corte o pão em fatias de aproximadamente 1cm. Bata os ovos e reserve. Passe o pão no leite, no ovo, e leve para fritar até dourar. Escorra o excesso de óleo em papel absorvente e passe no açúcar misturado com canela. Sirva com doce de leite ou sorvete.

SONY DSC

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

One Comment

Deixe uma resposta