O balaio multicultural e gastronômico de Carla Pernambuco

SONY DSC

Carla Pernambuco transforma o nosso paladar com a comida que serve em seu restaurante; também nossa maneira de apreciar culinária através do balaio de sabores que reúne no Carlota, o livro. A chef traz na obra “literogastronomica” uma maneira leve e gostosa de sabermos sua história, um pouco da gastronomia nacional e internacional, como também algumas curiosidades que servem como inspiração em sua trajetória.

SONY DSC

232 páginas, 144 receitas e 12 seções, compõem o menu desse balaio de sabores. Já na introdução a gente percebe como a Carla tem capricho e zelo pelo que faz, desde o preparo do prato, ainda na cozinha – autoral, ao momento de servir, onde os clientes já se sentem em casa na terceira garfada; boa parte desse costume deve-se ao fato do ambiente ser acolhedor – e com janelas.

SONY DSC

Nas páginas do livro a gente se sente passeando pela história da gastronomia. Além de contar um pouco de como o restaurante começou, ela explana o histórico das cozinhas e conta diversas curiosidades da gastronomia. Eu descobri, por exemplo, que o termo restaurante foi escolhido para designar esses locais onde as pessoas restauravam a saúde, a fome e o paladar.

SONY DSC

Cada capítulo revela informações sobre algo diferente e traz receitas de preparações sugestivas ao tema. As receitas são bem explicadas, com detalhes, inclusive sobre como montar ou servir a comida de maneira especial. Algumas dicas e passo a passo para acompanhamentos também estão inclusos, apesar de nem todas terem fotos ilustrativas.

A raspa do tacho, seção final do livro, traz como bônus alguns truques na manga que você pode precisar na cozinha, como caldos e preparação de roux. Um verdadeiro coringa pra quem gosta de se aventurar e inventar suas próprias criações com as receitas de base.

SONY DSC

Minha indicação vai para: TODO MUNDO. O que podia ser um livro apenas para quem é da área gastronômica, tornou-se um ‘balaio’ de conteúdo para todos os gostos. A obra é tão gostosa que a gente nem percebe enquanto lê que os capítulos vão chegando ao fim.

SONY DSC

Minha sugestão é você correr para um local paradisíaco e saborear todas as páginas até se lambuzar 😉

Na Saraiva ele custa R$67,90; mas na Estante Virtual tem a partir de R$20,90. O investimento vale a pena.

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta