Nossa mesa de aperitivos do Natal

No post definindo o menu de Natal eu contei para vocês que esse ano a minha família optou por fazer uma festa natalina em formato americano, onde cada um leva um prato para montar a ceia e partilhar. Como meu primo disse que faria alguns coquetéis, eu disse que minha contribuição seria uma mesa de “firulas”, várias comidinhas para petiscar enquanto aguardamos o nascimento do Menino Deus.

Menu com as comidinhas ao lado dos lombinhos defumados com damasco e geleia de alcaparras

Nosso menu ‘Conversa Gastronômica’ – hehehe – foi elaborado por mim com ajuda do Chef Ysmael Marquina baseado no conceito de finger food, um termo norte-americano para indicar comida rápida de comer com as mãos. Esse tipo de serviço é ótimo para festinhas com vários convidados dispersos no local, pois eles próprios podem se servir quando quiserem.

Um balde com o tema do bom velhinho serviu de porta guardanapo

A mesa foi composta de vários pratinhos suspensos tipo ‘bailarina’ com os petiscos dispostos com os molhos ao centro. Ainda havia um quadro com o menu impresso, vários pratinhos com as mini porções de colher e objetos decorativos natalinos preenchendo o cantinho de “firulas” (enfeites).

Taças de cabeça para baixo se transformaram em castiçais com bolas de Natal e velas (apagadas por causa do vento)

As comidinhas fizeram sucesso tanto pelo sabor quanto pela apresentação. Os finger foods de colher eram paçoca com cebola caramelizada, polenta com ragu de calabresa e purê de batatas com bacalhau confitado e farofa panko.

Os palitos para petiscos também deixaram a comida prática e bem apresentada. Na robata de camarão a gente usou esse prato suspenso de vidro transparente com uma iluminação em LED vermelha. O resultado surpreendeu os convidados.

Quando se tem poucas porções de um único petisco, a dica é utilizar um prato só com eles para garantir destaque. Aqui utilizamos um prato vermelho para esses petiscos que foram elaborados de última hora. São purês de batatas com camarões e frios.

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

One Comment

Deixe uma resposta