7 aperitivos para as festas de fim de ano

Quem me acompanha aqui no blog, sabe que esse ano o Natal da minha família teve uma festa estilo americano, onde cada um leva seu próprio prato. Nessa perspectiva, pensando em trazer algo diferente – coisa que já faço todos os anos hehehe – minha contribuição não foi um prato específico, mas uma mesa de aperitivos #ConversaGastronômica. Nesse post eu te ensino o passo a passo de todas elas em tempo de você fazer neste Réveillon.

Também conhecidos como finger foods, essas mini porções são aperitivos “rápidos e para comer com as mãos”

As receitas na festa foram preparadas por mim, mas para criar o menu, contei com ajuda do Chef Ysmael Márquina, que até poucos dias comandava a cozinha do restaurante Empório Central no Recife.

1- ROBATA DE CAMARÃO COM QUEIJO GOUDA E TOMATE CEREJA

INGREDIENTES
Camarões
Manteiga de garrafa
Sal e pimenta a gosto
Queijo gouda
Tomates cereja

PREPARO
Espetar o camarão num palito de aperitivo e temperar com sal e pimenta. Levar para a chapa aquecida com manteiga de garrafa pincelada para não grudar até grelhar os dois lados. Retirar do fogo, espetar um pedaço de queijo e um tomate. Você pode servir com molho de ervas frescas, refogando numa frigideira com manteiga salsa, manjericão e cebolinha.

 

2 – LOMBO DEFUMADO COM DAMASCO E GELEIA DE ALCAPARRAS

INGREDIENTES
Lombo defumado fatiado
Damasco seco
Alcaparras
Manteiga sem sal
Salsa fresca
Mel

PREPARO
Pegue as fatias de lombo defumado e dobre duas vezes, nos sentidos vertical e horizontal. Posicione um damasco seco e prenda com um palito para aperitivo. Para a geleia de alcaparras basta refogar a alcaparra com a salsa na manteiga numa frigideira e adicionar mel a gosto quando tirar do fogo. Você pode servir em cima dos petiscos ou num pote individual, para que os próprios convidados se sirvam.

 

3 – BOLINHO DE ARROZ COM MOLHO TERIYAKI

INGREDIENTES
500g de arroz branco cozido
3 ovos
1 xícara de farinha
1 xícara de queijo mussarela ralado

PREPARO
Misture todos os ingredientes numa tigela, modele bolinhas e frite em óleo quente. Sirva com molho teriyaki.

 

4 – QUEIJO COALHO ASSADO COM CAJU E MELAÇO

INGREDIENTES
4 cajus
1 xícara de açúcar refinado
Queijo coalho em fatias de aproximadamente 1cm de espessura
Manteiga de garrafa
1 xícara de açúcar mascavo

PREPARO
Retire as castanhas dos cajus e faça furos na fruta. Retire a casca e faça furos com um garfo. Leve ao fogo médio-alto com 500ml de água até obter uma calda dourada (cerca de 50 minutos). Leve o queijo coalho para assar numa chapa pincelada com manteiga de garrafa. Corte em pedaços quadrados, coloque um pedaço de caju e espete com um palito para aperitivo. Para fazer o melaço basta derreter numa frigideira em fogo baixo o açúcar mascavo e adicionar 3/4 de xícaras de água quente.

 

5 – POLENTA COM RAGU DE CALABRESA

INGREDIENTES
1 xícara de farinha de milho fina
2 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de requeijão
sal e pimenta a gosto
2 linguiças calabresas defumadas
manteiga
1/2 cebola média picada
50 ml de vinho branco
150g de extrato de tomato
manjericão a gosto

PREPARO
Numa panela, ferva 3 xícaras de água com azeite e acrescente a farinha de milho dissolvida em 1 xícara de água fria. Tempere com sal e pimenta a gosto e cozinhe por 20 minutos sem parar de mexer em fogo brando. Retire do fogo e adicione o requeijão. Para fazer o ragu refogue a cebola na manteiga e junte as calabresas picadas. Adicione sal, pimenta, vinho e extrato de tomate. Deixe reduzir e adicione o manjericão. Sirva o ragu sobre a polenta. Decore com uma folha de manjericão.

 

6 – PAÇOCA COM CEBOLA CARAMELIZADA

INGREDIENTES
1 kg e 500g de carne de sol magra
Manteiga de garrafa
1/2 xícara de farinha de mandioca
1 maço de cebolinha
manteiga
4 cebolas grandes

PREPARO
Deixe a carne de sol de molho de um dia para outro até dessalgar. Cozinhe em água por 15 minutos e reserve. Refogue os pedaços numa frigideira com manteiga de garrafa e passe no processador com a farinha de mandioca. Fatie a cebolas em lâminas finas e leve com 1 colher de sopa de manteiga numa cebola mexendo sempre até murchar e ficar em tom marrom claro. Disponha sobre a paçoca e finalize com a cebolinha picada em rodelas finas.

 

7 – PURÊ DE BATATAS COM BACALHAU CONFITADO E PANKO

INGREDIENTES
300g de bacalhau em lascas
Azeite de oliva extravirgem
3 dentes de alho
1 ramo de alecrim
300g de batata
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de creme de leite fresco
salsa e cebolinha a gosto
1/2 cebola pequena laminada
100g de panko

PREPARO
Deixe o bacalhau de molho de um dia para outro até dessalgar. Disponha as lascas numa forma e cubra completamente com azeite de oliva extravirgem. Adicione 3 dentes de alho amassados (com a casca) e 1 ramo de alecrim. Leve ao forno pré-aquecido a 100 Cº por 60 minutos. Separe o azeite e escorra o peixe numa peneira. Reserve. Cozinhe as batatas no vapor e amasse com a manteiga e o creme de leite até obter um purê. Refogue o peixe numa frigideira com 1 colher de sopa do azeite reservado com salsa, cebolinha e cebola. Disponha sobre o purê e polvilhe o panko.

*DICA: Se você não encontrar panko, é possível refogar com um pouco de manteiga farinha de pão francês amanhecido passado num ralo fino.

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta