Physalis: o fruto protegido

Certamente você já deve ter visto uma frutinha dessas decorando alguma sobremesa numa confeitaria. Quando eu vi pela primeira vez fiquei muito empolgado e curioso para saber o que era, assim como acredito que vocês também ficaram – ou estão nesse exato momento. Ela se chama Physalis, uma fruta que nasce embrulhada na própria “folha” e garante proteção dos aromas do fruto até o momento dele ser consumido, algo que proporciona uma explosão de sabores quando apreciado.

physalis é produzida em grande escala na Colômbia, sendo este o país reconhecido mundialmente como seu principal produtor. Atualmente o fruto alaranjado pode ser encontrado no mundo inteiro em supermercados especializados ou empórios, geralmente na seção de frutas especiais sob refrigeração.

Com 2cm de diâmetro em média, sem contar com as folhas, essa fruta além de ter aparência peculiar, possui um sabor forte e característica cítrica. Lembra um pouco nossa acerola com esse lado cítrico, mas sua estrutura interna parece com uma romã, tendo várias sementes nas cavidades de sua polpa. Ela ainda é rica em ferro, fósforo, vitaminas A, C e possui carotenóides, pigmentos naturais de ação antioxidante e estimuladores do sistema imunológico.

No Brasil o preço da Physalis varia bastante, especialmente aqui no Nordeste. É possível encontrar uma caixa de 100g a partir de R$7, contendo em média, 15 unidades. A época mais comum de sua comercialização são nas festas de fim de ano, especialmente no período que antecede o Natal.

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta