Mousse de Chocolate com Menta

https://www.instagram.com/p/BOunQjQjku5/?taken-by=iago_cav

Quem me acompanha no Instagram viu que na virada do ano eu postei algumas imagens da mousse de chocolate com menta que fiz para a festa de réveillon da minha família. Eu quis montar em versão “verrine”, aqueles doces de vitrine que a gente come com os olhos. Todos gostaram e a sobremesa fez sucesso com suas quatro camadas deliciosas: farofa de chocolate com amêndoa, mousse de menta, mousse de chocolate e creme chantilly.

Para surpreender ainda mais que você gosta, ela também pode ser feita em versão de torta, tanto em tamanho grande, quanto individual; nesse caso eu sugiro que você faça a receita com a farofa de chocolate e amêndoas em quantidade dobrada e aperte-a até cobrir fundo e laterais de uma forma de fundo falso.

INGREDIENTES
Farofa de chocolate com amêndoa
150g de biscoito maizena de chocolate
50g de amêndoa
100g de manteiga sem sal

Mousse de menta
1 lata de leite condensado
200g de creme de leite
100ml de licor de menta
2 claras em neve

Mousse de chocolate
400g de chocolate meio amargo ao leite
200g de creme de leite
4 claras
30ml de licor de cacau ou chocolate

Cobertura
200g de creme de leite fresco
4 colheres de sopa de açúcar

https://www.instagram.com/p/BO3Kf8PDfbj/?taken-by=iago_cav

PREPARO
Farofa de chocolate com amêndoa
Triture os biscoitos com a amêndoa e misture com manteiga derretida até formar uma farofa. Despeje num refratário ou forre uma forma de fundo falso (forrar fundo e laterais) untada com óleo de milho ou canola. Reserve em geladeira até o creme de menta ficar pronto.

Mousse de menta
Leve ao fogo baixo o creme de leite e o leite condensado até virar um creme espesso, em ponto de brigadeiro mole. Quando retirar do fogo, adicione o licor de menta e misture bem. Bata a clara em neve e incorpore delicadamente. Despeje sobre a farofa e leve ao freezer por cerca de 20 minutos enquanto prepara a segunda mousse.

Mousse de chocolate
Derreta o chocolate com o creme de leite no microondas, em potência média-alta (70), mexendo a cada 30 segundos. Misture o licor de cacau. Bata as claras em neve e adicione ao creme reservado. Despeje sobre o creme de menta e leve ao freezer por mais 20 minutos.

Cobertura
Bata o creme de leite com o açúcar numa batedeira até desenhar levemente (firmar) e despeje sobre o creme de chocolate.

Você pode decorar a sobremesa a seu critério. O ideal é sempre utilizar elementos que compõem a sua preparação. Aqui eu decorei com gotas de chocolate, folhas de menta, amêndoas e ainda adicionei physalis, já que era revéillon e a fruta possui um aspecto rústico e dourado que combinava com a festividade.

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *