Toalha felpuda

 

Toalha felpuda: afeto em forma de bolo

Hoje é um dia muito especial, é o aniversário do gastrônomo! Para comemorar essa data, nada melhor do que um bolo de festa com sabor de infância. Quem aí se lembra daquelas fatias de bolo que a gente recebia em aniversário embalado com papel alumínio? Ele é conhecido na confeitaria como ‘toalha felpuda’. Isso porque é uma massa de bolo convencional, feita com óleo vegetal, servida gelada e com “fiapos” de coco ralado. Confira a receita desse bolo de avó, feito à mão, com um toque de canela e recheado de nostalgia e – literalmente – com muito amor.

INGREDIENTES
Massa
3 ovos
1/2 xícara de óleo
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de canela
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de leite

Montagem
1/2 xícara de leite condensado
1/2 xícara de leite de coco
30ml de licor de cassis
1 coco fresco ralado

PREPARO
Massa
Com exceção do leite, misturar todos os ingredientes numa tigela até obter uma pasta. Adicionar o leite aos poucos até homogeneizar. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC numa forma retangular, untada com manteiga e enfarinhada, por aproximadamente 45 minutos.

Montagem
Misture o leite condensado com o leite de coco e o licor numa tigela e reserve. Corte o bolo em fatias, mergulhe na mistura líquida por alguns segundos e passe no coco ralado. Embalar e levar para gelar até o momento de servir.

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *