Peixe ou frutos do mar: saiba como escolher um bom pescado

Uma das características do peixe fresco é a cor viva que ele apresenta

Para os cristãos, a tradição de comer peixe na Semana Santa é um costume que não se discute. O que pouca gente segue à risca, são os cuidados que devemos ter ao comprar, armazenar e preparar o pescado e demais frutos do mar. Eles são tradicionais e com grande oferta de procura no período que antecede a Páscoa, mas as dicas que você vai aprender servem para pôr em prática no ano inteiro.

Judson Cruz e Vinícius Couto – Cardume Boutique de Pescados

Há 1 ano e 6 meses no mercado potiguar, a Cardume Boutique de Pescados é uma loja especializada em peixes e frutos do mar. O proprietário Vinicius Couto e o peixeiro Judson Cruz, responderam algumas dúvidas do Gastrônomo que você confere na entrevista a seguir:

 O que devemos observar para comprar um bom peixe?

No caso dos peixes frescos devemos verificar se as guelras (brânquias) estão vermelhas, as escamas estão firmes e também a consistência da carne, que não pode estar muito mole. No peixe congelado é bom observar se a linha de sangue está muito escura e se o pescado tem um aspecto amassado, que não é bom. Outra dica importante é prestar atenção na quantidade de gelo que se forma no peixe (glade), que deve ser de até 10% sobre o valor total de seu peso.

O peixe fresco deve ter boa aparência, escamas e carne firmes

Quem não gosta de peixe, qual a alternativa?

Frutos do mar em geral: camarão, mexilhão, polvo, lagosta, vieira… É bom sempre ver a questão do armazenamento, se estão congelados corretamente e comprar preferencialmente pacotes porcionados à vácuo. É interessante prestar atenção se o produto tem uma cor viva. Para mexilhões e vieiras, caso comece a perder o aspecto de cor forte, é sinal de que já estão ficando velhos. O polvo precisa estar sempre branco, se ele estiver vermelho ou muito roxo, significa que ele está há muito tempo ali na embalagem. No caso do camarão são as cabeças, se estiverem vermelhas indica que o produto está em temperatura baixa e isso prejudica sua qualidade.

Vinicius Couto: as vieiras precisam apresentar coloração forte

Quais as dicas para armazenar os frutos do mar em casa e também como prepará-los?

Armazenar no congelador, preferencialmente porcionado. Dessa forma pode durar até 18 meses. Produtos frescos podem ficar na geladeira e devem ser consumidos em no máximo 5 dias. Para descongelar é possível colocar em água caso a embalagem seja à vácuo ou ainda retirar do congelador e colocar na geladeira de um dia para outro. É preciso ter cuidado ao retirar as escamas do peixe, com atenção aos olhos e também para a faca não escapar da mão. O mais indicado é pedir ao peixeiro que faça esse trabalho.

Que tipo de produto Natal produz com maior qualidade?

Camarão, polvo e atum, sendo o atum um dos principais produtos exportados.

O camarão é um dos produtos que Natal produz com mais qualidade

O consumidor que busca novidades pode encontrar quais diferenciais aqui na Cardume?

Nosso diferencial é qualidade e variedade. Aqui o pessoal pode encontrar king crab, kit paella, atum fresco, salmão, vieiras, lagosta, mexilhão, bolinho de bacalhau, coxinha de caranguejo, coxinha de camarão, casquinhas de siri… Nossa embalagem à vácuo é transparente e permite que o cliente possa ver o produto por inteiro e ter certeza de que está levando algo de qualidade.

Fachada da Cardume Boutique de Pescados

Cardume – Boutique de pescados

Av. Floriano Peixoto, 612 A. Tirol. Natal-RN

Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira das 08h às 19h; sábados das 08h às 13h.

Contato: (84) 3346-8008

Formas de pagamento: à vista, crédito e débito.

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta