A boemia de Petrópolis nas páginas de Gustavo Sobral

Petrópolis é um dos bairros mais charmosos – se não o mais charmoso – de Natal; um dos mais antigos também. Boêmio e chic, ele ganhou até guia exclusivo: prático, histórico e saboroso. Em suas páginas, Gustavo Sobral revela os bons espaços do lugar, contemplando a gastronomia da região e fatos divertidos.

Petrópolis: menu de opções para todos os gostos

Desde o seu prefácio, escrito por Vicente Serejo, o guia de Petrópolis apresenta um rico conteúdo histórico que exalta a cidade do Natal. É muito interessante perceber quão rica é a nossa cidade a cada página do livro. Gustavo Sobral consegue fazer um resgate e reconstitui alguns fatos curiosos nas páginas do guia de forma leve e descontraída. O autor cita desde a criação das ruas à modernização da cidade, onde começa a surgir, especialmente em Petrópolis, casas especializadas em roupas, cafés, chocolates, pães, bolos e bebidas.

Desenhos feitos à mão pelo próprio Sobral ilustram a obra

O guia possui característica literária e foge um pouco do formato habitual que estamos acostumados, mas nem por isso deixa de ser gostoso de ler. A cada capítulo a gente se diverte e saboreia no pensamento um pouco das diversas opções do bairro. Além disso, também aprende sobre a cidade, comida, bebida e cultura.

Um detalhe interessante é que o autor chega a falar sobre alguns costumes gastronômicos de diversas partes do mundo. Peculiaridades da comida árabe, cerimônia do chá, tipos de pães, docerias e cafés são alguns deles. Numa linha e outra dos capítulos estão as indicações de onde encontrar em Petrópolis, com endereço e tudo.

Espaço de anotações para rabiscar seu roteiro

Mais que um guia, o livro de Sobral chega a ser aquele amigo que nos conta histórias, indica lugares e incentiva a planejar nosso próprio roteiro para visitar Petrópolis. As últimas páginas trazem um espaço de anotações para rabiscar impressões enquanto tomamos um bom café.

Para o gastrônomo, uma dedicatória especial

O guia de Petrópolis foi lançado em 2014. Por esse motivo, todos os exemplares já estão esgotados. Talvez você ainda encontre-o para vender em algum sebo aqui da cidade. Nesse link da Estante Virtual, há um único exemplar pela bagatela de R$10 + frete.

Quem sabe ele não lança uma segunda edição após esse post :D.

Gustavo Sobral

Site: www.gustavosobral.com.br

Instagram: @gustavolsobral

E-mail: gustavo@gustavosobral.com.br

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta