Bruschetta

Tradição italiana à mesa

A gastronomia italiana, rica em pastas e muito, muito tomate, foi responsável por moldar a pizza como conhecemos hoje. Antes elas eram compostas apenas pela massa com azeite e ervas.  O dia 10 de julho – HOJE – é conhecido no Brasil como o dia nacional da pizza. Os italianos também foram responsáveis por inventar a bruschetta, um petisco de sobras de pão tostado com tomate e azeite, uma ótima alternativa à pizza. Com a preguiça de início de semana, nada melhor do que fazer um prato fácil e rápido nesta segunda-feira de sabor ítalo-brasileiro.

INGREDIENTES
1 pão italiano, baguete ou francês
Manteiga
1 dente de alho
15 tomates cereja ou 1 tomate grande
10 folhas de manjericão fresco
sal
2 colheres de sopa de azeite
Queijo parmesão ralado (opcional)

PREPARO

  1. Corte o pão em rodelas de aproximadamente 1cm, passe manteiga e leve para torrar em forno pré-aquecido a 180Cº com um dente de alho amassado;
  2. Corte os tomates em cubos e reserve;
  3. Junte as folhas aos tomates picados, acrescente sal, azeite e o alho que foi ao forno com o pão, picado;
  4. Você pode ralar um pouco de queijo parmesão e misturar tudo;
  5. Sirva as torradas com o recheio de tomate, azeite e manjericão.

Bruschetta!

As bruschettas ficam super saborosas e refrescantes com o manjericão. A combinação do tomate com o azeite, junto ao suco que a fruta libera, é muito bom. Esse petisco é perfeito para receber convidados de forma mais sofisticada com algo de preparo simples. Tenho certeza que vai fazer sucesso.

Sugestão de apresentação

DICA: Você pode servir de forma que os próprios convidados montem sua bruschetta. Assim eles vão se sentir mais envolvidos e tomar gosto pela comida. Ainda é possível conservar o recheio em geladeira coberto por plástico filme durante 12h sem que o manjericão perca o frescor.

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta