Utensílio do mês: fouet

Utensílio do mês, a nova seção do CG! FOTO: Abdenor Santos

A partir deste mês a gente inicia uma nova seção aqui no CG: utensílio do mês. Depois de muito pensar em posts sobre essas ferramentas culinárias, percebi que existem tantas que não caberiam numa única publicação. Como aqui a gente conversa sobre o que está ligado à gastronomia, e os utensílios sempre aparecem nos vídeos da categoria Cozinha, surgiu a ideia de abordar mensalmente algo sobre eles e suas peculiaridades de acordo com perguntas que já recebi de vocês também.

Aramado indispensável

O fouet (pronuncia-se fuê) é o primeiro utensílio a estrelar nossa nova categoria. Ele é a minha ferramenta preferida e também é uma das mais versáteis, práticas e funcionais da cozinha. Clássico, o batedor de arame tem função de aerar misturas; além disso também pode misturar, homogeneizar e salvar molhos empelotados.

Meu primeiro fouet, comprado há 10 anos, me acompanha nas preparações até hoje

Este utensílio é indispensável em qualquer cozinha, especialmente na confeitaria. Seu formato composto por fios entrelaçados (em sua maioria) é perfeito para misturar ingredientes num bowl ou criar emulsões. A forma do fouet também auxilia na aeração de cremes, deixando-os com textura leve e aveludada. Isso acontece porquê ele incorpora ar no mesmo instante que também mistura.

O fouet é ideal para misturar ingredientes

Bater creme chantilly, claras em neve, fazer omelete, crepes e panquecas, misturar ingredientes secos, incorporar massas, desfazer grumos em molhos ainda na panela e até mesmo cozinhar creme de confeiteiro e brigadeiro são algumas das múltiplas razões das quais você precisa ter um fouet na sua cozinha.

O fouet vai de preparações salgadas à doces

Existem vários tamanhos, formas e materiais dessa ferramenta. Os mais clássicos são o tradicional (redondo) e o de molho (longo). Além deles ainda há fouets mais voltados para uso profissional, como o bola (com esfera entre os raios), mini (tipo clássico de menor proporção), de emulsão (sem curvatura dos fios) e plano (curvado e com mola na extremidade). Esses formatos especiais aceleram preparos específicos e garantem um melhor resultado final. Prefira os de aço inox para maior durabilidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As opções abaixo são alguns modelos básicos que você pode adquirir em lojas online. Mas hoje em dia o fouet é tão comum que pode ser encontrado em qualquer supermercado de forma fácil. Existem opções e cores para todos os gostos a preços acessíveis. 😉

Batedor de ovos fouet preto (Americanas)

Batedor retrátil para massas (Etna)

Batedor manual para massas (Walmart)

Fouet bamboo e silicone vermelho (Extra)

Kit de mini fouets (Utilplast)

Abaixo tem duas receitas que utilizam fouet para você preparar e saborear. A Quiche Lorraine é uma ótima opção para receber visitas e surpreender os convidados com sua apresentação e sabor; o molho béchamel é uma receita de base, para você criar outros molhos, recheios e delícias na cozinha.

Gostou das dicas? Então comenta aqui em baixo qual modelo de fouet você tem em casa e deixa alguma dúvida pra eu responder. Qual utensílio você quer ver no CG próximo mês? 😉

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta