1 ano de CG com bolo para celebrar

Dia de assoprar nossa primeira velinha

Hoje é dia de festa, alegria, e muita, muita GRATIDÃO. 04 de outubro é aniversário do Conversa Gastronômica! Nosso primeiro aniversário sempre é especial. Tem sabor de emoção, felicidade e muita nostalgia.  Obrigado a você, querido leitor, pela visita, comentário, compartilhamento e interação diária. É muito bom ter você comigo. Aos parceiros e patrocinadores, obrigado pela confiança, apoio e paciência nos projetos.

Quando comecei o blog, era um hobby onde seriam compartilhadas as minhas experiências gastronômicas nos mais diversos aspectos; possivelmente seria também meu trabalho de conclusão de curso na graduação de Jornalismo. Hoje não é mais assim. Crescemos juntos, amadurecemos, e cada vez mais nossa conversa vira papo sério de gente grande.

O primeiro aniversário sempre é especial. O bolo também

Para celebrar e relembrar alguns dos nossos momentos deliciosos, seguem ideias inspiradoras para você montar seu próprio bolo com receitas do nosso acervo. Um bolo de aniversário tem que ter aquilo que a gente mais gosta, por isso separei algumas dicas legais para te inspirar.

  1. Escolha a massa de acordo com o gosto do aniversariante – e dê um toque próprio à preparação. As amanteigadas combinam melhor com recheios e agradam a todos. Experimente adicionar especiarias ou substituir o leite por suco de laranja. Para transformar sua massa branca num bolo de chocolate, substituia 1/5 da quantidade de farinha por chocolate em pó.
  2. Molhe o bolo. Para evitar o aspecto de ressecamento ou rigidez da massa, principalmente quando o não é consumido no mesmo dia de fabricação, regue o bolo com calda entre as camadas de recheio. Geralmente se faz uma calda fina de água, açúcar e alguma especiaria como cravo, canela ou anis estrelado.
  3. Utilize recheios consistentes. Brigadeiros, geleias ou cremes utilizados em recheios de bolo devem ter consistência densa. Caso o recheio seja muito líquido ou aerado, ele vai escapar das camadas durante a montagem e não vai sustentar a massa durante o processo de fatiar.
  4. Prefira coberturas leves. A cobertura é o acabamento do bolo, e além de trazer sabor, deve ser leve e delicada. Coberturas rígidas podem ser difíceis de modelar e pesar sobre as massas, comprometendo a estrutura do bolo.
  5. Decore com elementos presentes na massa, calda e recheios. Uma das coisas mais estranhas é encontrar elementos que chamam atenção na cobertura mas que não têm sabor no bolo. Procure utilizar frutas, castanhas, ou modelagens comestíveis que tenham alguma presença marcante no sabor do produto por inteiro.

Massa, recheio e cobertura a gosto do freguês

Abaixo seguem algumas sugestões de preparações que você pode utilizar na montagem do seu próprio bolo. O bolo de aniversário do CG tem massa de chocolate com toque de café e amêndoas, recheio de brigadeiro gourmet branco com nozes e cobertura de chantilly. Como decoração utilizei algumas amêndoas picadas.

MASSA

RECHEIO

COBERTURA

Bolo com sabor de quero mais

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta