Nutricionista dá dicas para uma ceia de Natal saudável

Ceia de Natal pode ser mais saudável com ingredientes que tenham baixo teor calórico

As festas de fim de ano são famosas pelas delícias tradicionais, porém, costumam vir acompanhadas dos temidos quilinhos a mais para quem exagera nas guloseimas. Para os que desejam manter o peso e a qualidade nutricional da refeição, não é preciso a atitude radical de abrir mão do cardápio oferecido. A professora de Nutrição da Estácio, Ediane Ribeiro, dá algumas dicas de como montar uma ceia leve, saborosa e saudável.

Minisanduíche de frango com mostarda

A atenção começa já nos pratos de entrada. Uma boa ideia é produzir patês elaborados com iogurte natural, inhame e abacate, substituindo o creme de leite, maionese ou requeijão. “Além de menos gorduroso e calórico, o inhame, por exemplo, auxilia no sistema imunológico, pois é um carboidrato complexo, rico em fibras, potássio, vitaminas do complexo B e ainda conta com a presença de um fito-hormônio chamado diosgeninaque auxilia no combate à osteoporose”, relata a professora de Nutrição. Uma dica é fazer o patê de frango com mostarda, trocando a maionese pelo iogurte para servir em canapés ou minisanduíches.

Lombo defumado com damasco

Já nas tábuas de frios podem ser adicionadas as frutas secas, como damasco, tâmaras, ameixa, cranberry, além das oleaginosas, como castanha do Pará, castanha de caju, nozes e amêndoas. “As frutas secas são ricas em fibras, compostos antioxidantes, vitaminas e auxiliam no funcionamento intestinal, além de provocar a sensação de saciedade, o que ajuda a evitar excessos com a chegada do prato principal”, acrescenta Ediane. Minha sugestão é fazer o lombo defumado com damasco e geleia de alcaparra.

Pernil suíno temperado em casa é opção saudável para a ceia natalina

Os pequenos cuidados também podem fazer a diferença saudável nos pratos principais das ceias. “É aconselhável preferir carnes que não venham temperadas ou com aditivos químicos. A indicação é sempre utilizar temperos naturais como alho, cebola, salsinha, tomilho, manjericão, orégano, manjerona e ervas finas”, frisa. O pernil com batatas é uma opção saudável temperada com vinho branco e ervas finas.

Já para o salpicão pode ser preparado com iogurte e/ou inhame e temperos caseiros, no lugar da maionese. Até a tradicional rabanada pode ficar mais light se for preparada com leite desnatado e assar no forno, ao invés de fritar em óleo. Nesse caso deve-se colocar as fatias de pão umedecidas numa travessa, polvilhar açúcar ou adoçante forneável com canela sobre a preparação, e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta