5 dicas para o burger perfeito

Hambúguer suíno com ketchup de maçã La Gastronomie

O hábito norte-americano de apreciar um hambúrguer suculento conquista cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Pão, molho, salada, carne e queijo forma uma combinação simples e saborosa. Preparar em casa, assim como nas hamburguerias, é uma tarefa que exige cuidados para um bom resultado. Pensando nisso a Chef Ruteana Costa, da escola culinária La Gastronomie, em Natal-RN, faz sucesso com a oficina de burger gourmet em sua cozinha pedagógica. Confira 5 dicas para fazer um sanduíche de ninguém botar defeito.

1. Carne de boa qualidade

50% da qualidade e sabor de um sanduíche vem do hambúrguer. É preciso escolher carnes magras e macias, como alcatra ou picanha, muito bem moída. Vale fazer um blend mesclando outro corte com mais marmoreio, a exemplo da fraldinha ou miolo da paleta, sempre em menor quantidade. Isso vai garantir mais suculência no preparo e resultado final.

Um dos segredos de um bom burger é a carne de qualidade

2. Selar o pão

É necessário blindar o pão para não encharcar na hora de montar o sanduíche e absorver completamente o molho. Antes de cozinhar a carne, com a frigideira em fogo médio-alto, basta dourar a parte interna do pão, sem uso de gordura, por alguns segundos. Prefira pães artesanais ou de fermentação natural para um resultado melhor.

3. Não atolar a frigideira de gordura

Dê preferência a panelas com revestimento antiaderente ou uma grelha. É possível utilizar uma manta de teflon sobre a superfície quente para distribuir melhor a temperatura. Caso necessário utilize apenas um fio de azeite. O hambúrguer precisa ser selado, isto é, aquecer a carne em alta temperatura para criar uma leve crosta externa com o miolo ainda rosado. Dessa forma ele cozinha preservando o sabor da carne.

*A Carne suína necessita estar sempre bem cozida. Aqui no blog tem receita de burger suíno feito ao forno.

4. Tempere na hora do cozimento

Adicione sal e pimenta quando o hambúrguer estiver selando. Dessa forma a carne não resseca e permanece suculenta na hora de montar o sanduíche. Caso prefira um sabor defumado ou mais temperado, pode-se acrescentar na hora de moldar o burger, linguiça portuguesa defumada, também moída, ou chimichurri em pó.

5. O molho

Realçar a proteína, casar e harmonizar o sabor. Essa é a função do molho no sanduíche. Evite industrializados e aposte no artesanal. Vale agridoce, picante ou suave, a gosto do freguês. Aqui no blog tem receita de ketchup caseiro, dijonese e molho especial.

Chef Ruteana Costa comanda o La Gastronomie

*DICAS DA CHEF

  • Prefira queijos com pouco sal para equilibrar o hambúrguer: muçarela, prato, cheddar e minas são exemplos que combinam com boa parte das carnes.
  • A salada pode ser montada com folhas verdes (alface, rúcula, acelga), tomate e cebola caramelizada.

O La Gastronomie funciona há cinco anos com oficinas e cursos diversos que vão desde petiscos, entradas, pratos principais e sobremesas. A Chef Ruteana Costa recebe grupos e monta turmas a partir de 10 pessoas. As aulas tem como dinâmica acompanhar o passo a passo da receita com apostila, tirar dúvidas sobre o preparo e degustar as preparações no final. A programação pode ser conferida no instagram @lagastronomie ou através do fone (84) 999 580 426. A empresa também atua com serviço de catering.

Posts Relacionados

Comentários via Facebook

Publicado pelo gastrônomo

Deixe uma resposta