As PANCs e a tendência de manter uma dieta plant based

A tendência das dietas Plant Based (rica em folhas e vegetais, evitando produtos de origem animal) e o hábito de manter uma alimentação saudável, fez das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), que antes eram pouco consumidas na alimentação por falta de informação, entrarem cada vez mais na dieta do brasileiro.

Elas podem ser cultivadas espontaneamente em quintais, vasos e até mesmo em calçadas. As mais conhecidas são Azedinha, Bertalha, Cambuquira, Capuchinha, Inhame, Ora-pro-nobis, Peixinho e Taioba. Na gastronomia nacional,  chefs de grandes restaurantes passaram a incluir estes ingredientes em suas receitas pela riqueza de sabor e textura que esses alimentos podem proporcionar em cada preparação.

A capuchinha pode ter sabor picante que lembra o agrião, um dos parentes vegetais de mesma espécie; ora-pro-nóbis assemelha-se ao espinafre, pode ser consumido em natura ou cozido. Pratos com beldroega têm sabor levemente ácido e salgado; e o peixinho pode ser uma alternativa vegana para consumir algo que lembre pescado.

O chef Gui Cardadeiro que também é professor e pesquisador da área, ministra a aula de PANCs e culinária indígena, onde além de apresentar a importância nutricional desses alimentos, leva os alunos a viajarem pelo país que tem a maior biodiversidade do planeta. Na parte prática, o chef convida os alunos a desbravarem seu entorno e encontrarem plantas para usarem na aula prática.

Entre algumas das receitas com esses vegetais, pode-se fazer tempurá de pancs, arroz de manicoba, peixe na folha de bananeira. A dica é pesquisar um pouco, experimentar aos poucos e ir testando combinações. Uma sugestão de receita é a “Salada de PANCs” ideal para aqueles que desejam consumir estes novos alimentos:

Ingredientes

  • PANCs diversas
  • Peixinho da Horta (PANC)
  • ½ xícara de chá de Castanhas do Pará
  • 1 xícara de chá de farinha de rosca
  • 2 ovos
  • 2 limão
  • ½ xícara de chá de azeite
  • Óleo para fritura
  • Sal

Modo de preparo

  1. Em uma vasilha coloque o ovo e bata levemente. Em seguida, passe os peixinhos da horta na mistura, seguido da farinha de rosca, a fim de empaná-los.
  2. Em uma panela coloque o óleo e frite os peixinhos da horta empanados, corrija o sal e reserve.
  3. Em uma vasilha junte todas as PANCs já lavadas, o suco do limão, o azeite e o sal, e misture tudo muito bem. 
  4. Coloque as folhas temperadas em um prato e sobre elas polvilhe as castanhas quebradas e o peixinho da horta frito. Sirva imediatamente.
Comentários Via facebook

Deixe uma resposta

voltar ao topo