Dicas e receitas para servir à mesa no Réveillon

Saber receber e organizar o que servir num brunch, almoço ou jantar, é uma das qualidades que todo anfitrião deve ter. Servir à mesa é uma “arte” milenar que acompanha banquetes desde a antiguidade. De acordo com a proposta do evento e convidados, pode-se usar uma infinidade de ideias e combinação de sabores para eternizar o momento através da experiência e paladar. A dica coringa é não abusar demais na criatividade e apostar no que você mais domina na cozinha!

Tábua de Frios com produtos Lojão das Carnes

Uma tábua de frios surpreende pela sofisticação e mesclagem de cores, sabores e texturas. É interessante misturar vários tipos de queijos e embutidos, em pequena quantidade, para ter uma boa variedade de opções; também vale adicionar algum picles, fruta ou conserva para acompanhar. Serve desde o início da refeição, como aperitivo, como pode acompanhar até o término de um evento como petisco/belisquete na mesa. Essa versão eu fiz com produtos do Lojão das Carnes e tem peito de peru, pepperoni, mortadela defumada, queijo provolone, tomate seco, copa, blanquet de peru, salame, pimenta biquinho e picles de pepino.

Pães e antepastos

Pães ou torradinhas são outros elementos que compõe bem uma mesa de aperitivos. Você pode servir pães de fermentação natural como baguete, ciabatta e variações com adição de frutas secas, fatiados; em Natal a Casa Nacre é uma boa referência para encontrar esses produtos. É interessante dispor ao lado azeite com flor de sal, alguma pasta cremosa como patê, e trazer palitos de cenoura e pepino para propor uma combinação com maior frescor.

Frutas frescas

Frutas são uma ótima opção e podem servir de petisco ou sobremesa. Tendo boa variedade, agrada desde adultos a crianças. Nessa mesa eu optei por servir com caldas de chocolate e doce de leite: basta diluir em fogo baixo com creme de leite até obter o ponto desejado. Aqui eu utilizei e abusei da variedade da Natural Hortifruti Delivery, que fica na central de abastecimento aqui da cidade. Foram utilizados morangos, amoras, uvas, figos, romãs, kiwis, pêras, physalis, manga, limão siciliano, laranja baía e frutas secas como damasco e ameixa.

Quiche de banana da terra com coalho DiBufalo® defumado

Servir quiche é outra preparação coringa, pois pode se transformar em prato principal a depender da variedade de elementos da mesa. Essa receita eu fiz com banana da terra e queijo coado DiBufalo®:

INGREDIENTES

500g de farinha de trigo
250g de manteiga
2 bananas da terra
200g de queijo coalho DiBufalo®
300g de creme de leite fresco DiBufalo®
3 ovos
pimenta rosa à gosto
sal

PREPARO

  1. Misture a farinha com a manteiga e um pouco de sal até obter uma massa homogênea que desgruda das mãos. Cubra fundo e laterais de uma forma a reserve;
  2. Misture os ovos com o creme de leite e reserve;
  3. Amasse as bananas levemente cozidas com um garfo e adicione à mistura;
  4. Acrescente o queijo de coalho ralado, acerte sal, pimenta e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos.
  5. Decore com pimentas e um pouco de creme de leite batido em chantilly.
Fideuá de frutos do mar

A partir do que já foi disposto, você pode incrementar com os pratos principais. Fica a dica apostar em opções com frutos do mar, por serem pratos mais leves e fugir do habitual. Um exemplo interessante é o Fideuá, uma massa espanhola que você pode fazer com recheio de camarão ou mesclar mexilhão, polvo, lula… Confere o passo a passo abaixo:

Para finalizar, um doce não pode faltar. Aqui a sobremesa fica por conta da Torta Alemã, um clássico disponível em três versões na Daguia Tortas Finas: tradicional (chocolate branco e preto), branca e morango (minha favorita)! Outra coisa que não pode faltar para acompanhar é café espresso.

Entre as bebidas, duas opções de suco natural são essenciais. Um bom vinho e espumante também são indispensáveis. Uma coisa interessante é montar um bar com destilados, gelo e dispor algumas receitas de drinks para que cada pessoa se aventure. Sempre com álcool em gel ao lado e sem aglomeração.

BOAS FESTAS!

Comentários Via facebook

Deixe uma resposta

voltar ao topo