Molho béchamel

captura-de-tela-2016-11-24-as-00-16-05

Também conhecido popularmente como uma das variações do molho branco, o béchamel é um clássico da gastronomia, muito utilizado em diversas preparações culinárias como base para outras receitas. Ele tem origem francesa e deve ter textura cremosa e aparência clara, sendo obtido por meio do cozimento da farinha de trigo com adição de leite e especiarias.

SONY DSC

INGREDIENTES
1 colher de sopa de manteiga
1 e 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
500ml de leite integral
sal a gosto
pimenta a gosto
noz moscada a gosto

PREPARO
Derreter a manteiga numa panela em fogo baixo e cozinhar a farinha de trigo por 2 minutos. Adicionar o leite e mexer até engrossar levemente. Acrescentar sal, pimenta e noz moscada e mexer até engrossar por completo, no ponto desejado.

DICA: você pode adicionar mostarda ou ainda três cravos espetados com uma folha de louro em meia cebola durante o cozimento para saborizar o molho.

Despertei interesse pela gastronomia ainda criança. Aos 7 anos fiz brigadeiro na casa da minha avó após achar a receita numa coleção de confeitaria que eu costumava folhear escondido. Na adolescência cozinhar virou um hobby e criei o Conversa Gastronômica ainda na faculdade. Sou jornalista de formação e “gastrônomo” blogueiro de profissão.

Receitas

Deixe uma resposta