Quintal tem culinária ítalo-contemporânea com produtos DiBufalo em Jampa

João Pessoa é uma das capitais do Nordeste que mais respira gastronomia contemporânea, sendo rica em restaurantes que serve criatividade por meio de sabores, aromas e texturas. O Quintal Gastrô é um dos estabelecimentos paraibanos com essa premissa, aberto de terça-feira a domingo para almoço e jantar. A casa tem preparações que transformam-se nas mãos do chef Filipe Rodriguez sob influência da culinária italiana num ambiente moderno e nostálgico, decorado com armários e panelas penduradas em meio ao requinte do lugar. O cardápio conta com pratos especiais tendo insumos de búfala na composição.

“Para Tapear” vale pedir a burrata da casa, servida com pesto de manjericão, presunto parma – de charcutaria superior, rúcula, tomate confitado e torradas. De origem bufalina, a burrata consiste numa manta de mozzarella com recheio de creme de leite fermentado e fios do próprio queijo. A cremosidade lembra um requeijão suave.

Burrata DiBufalo® (R$38) e Dadinho de Tapioca com Provolone DiBufalo (R$29)

O dadinho de tapioca, com a clássica geleia artesanal – de pimenta biquinho, traz como diferencial provolone de búfala. Apesar de conhecido como um queijo de personalidade forte, essa versão é mais equilibrada do que a tradicional e deixa a entrada sem forte sabor residual para dar continuidade ao banquete.

Os produtos de origem bufalina – especialmente queijos – têm qualidade e benefício superior aos laticínios de vaca, com presença de alto teor de cálcio, nível proteico e vitamínico elevado, além de baixo índice sódico. O Quintal utiliza matéria-prima DiBufalo® proveniente da Tapuio, grupo agropecuário que atua desde 1991 no município de Taipu, interior do Rio Grande do Norte. A marca detém selo de pureza 100% de búfalo com chancela da Associação Brasileira de Criadores de Búfalo.

A burrata volta a ter evidência em um dos pratos principais, no spaghetti ao pesto com camarões grelhados. O recheio cremoso forma uma cama para o prato de modo a desbancar a exigência de qualquer parmesão ralado. É interessante comer ainda quente, pois a medida que esfria deixa uma característica densa e enjoativa no paladar.

O filé mignon com molho artesanal – semelhante ao roti, ravioli com recheio de mozzarella de búfala e farofa de focaccia é outra alternativa de prato principal. O toque do chef fica por conta do perfume de manjericão e limão siciliano, além de uma generosa fonduta de parmesão como molho da massa. A combinação de sabor e texturas surpreende; a apresentação também.

A seleção de preparos ainda conta com paleta de cordeiro e mousseline de batata doce; filés com ragu de cogumelos, na manteiga noisette ou arroz de castanha; peixes como sirigado, salmão e bacalhau; massas e risotos. O polvo em baixa temperatura, preparado no sous-vide, tem ponto de cocção macio e tenro, com batatas rústicas ao pesto de manjericão e farofa e focaccia.

Na carta de vinhos, rótulos de países como Chile e Portugal chamam atenção. O lusitano JP Azeitão, da península de Setúbal, é um tinto seco que harmoniza com pratos leves de carne. Em sua composição há predominância de uvas syrah, castelão e aragonêz.

De sobremesa: banoffee, em versão empratada. Apesar de desconstruída, a torta inglesa ainda dispõe de massa sablée, pedaços de banana, merengue suíço maçaricado e sorvete de doce de leite. O meteoro de cupuaçu é outro caminho; e ousado. Creme e geleia da fruta com bombom de chocolate, estilo brigadeiro, envolto em castanha e merengue maçaricado forma a apresentação contemporânea dessa alternativa para encerrar a refeição.

Quintal Gastrô

Av. Pombal, 255. Manaíra. João Pessoa-PB

Funcionamento: terça-feira a quinta-feira das 12h às 15h e das 19h às 23h; sexta-feira e sábado das 12h às 15h e das 19h às 00h; aos domingos das 12h às 15h.

Fone: (83) 991 793 900

*Escrito em parceria com a Laticínio Tapuio Agropecuária Ltda

Destaque, Restaurantes

Deixe uma resposta