Uma boa lembrança para degustar e recordar

“Levar uma lembrança depois de uma boa refeição”. Com esse objetivo a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) reúne diversos restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços nas cinco regiões do Brasil. A missão é recordar a experiência dos consumidores no estabelecimento após a refeição, sendo um troféu para colecionadores e obra de arte para entusiastas.

O prato da boa lembrança é uma cerâmica decorativa, pintada à mão, entregue após comer a preparação comemorativa do ano em uma das casas associadas. Desde 1994, quando tudo começou, mais de um milhão de pratos foram fabricados até hoje. Cada prato é uma representação que traz de forma criativa e bem-humorada elementos como ingredientes, história e a essência das preparações.

Fideuá Potiguar, Prato da Boa Lembrança 2019 do Manary, em Natal-RN

A degustação é regra para ganhar o brinde, o que faz desses itens algo ainda mais exclusivo. Não é permitido vender ou comercializar também, mas há um clube de troca, no site da ARBL (clique aqui), que estimula permuta entre os colecionadores. Até a finalização das peças trabalham em média 20 pessoas na confecção artesanal do produto.

Entre as principais atividades da associação, além de fomentar uma experiencia gastronômica memorável, é promover o crescimento do setor dentro de parâmetros de responsabilidade social e sustentabilidade de modo a valorizar e fazer crescer a gastronomia nacional. Temas assim são discutidos anualmente no Fórum Gastronômico. Em 2019 o XXIV Congresso da Boa Lembrança ocorre de 17 a 22 de setembro, em Belém (PA) e visa discutir a realidade do setor e seus impactos na sociedade.

O Restaurante Varanda em Fernando Noronha lidera ranking da Boa Lembrança mais pedida do Brasil

Pernambuco atualmente é o estado com maior número de integrantes da associação, com 14 restaurantes. Somente em Recife, 3º maior pólo gastronômico do país, estão nomes como Chiwake, Kojima, Nez Bistrô, Oma Pâtisserie Bistrô, Ponte Nova, Tio Pepe e Wiella Bistrô. Em Fernando de Noronha, o Restaurante Varanda lidera o ranking nacional de pedidos de Pratos da Boa Lembrança desde 2017.

Com três mil e oitocentas unidades vendidas – até o momento – em 2019, o Camarões no Morro do Pico, do Varanda, é a Boa Lembrança mais vendida do Brasil. A iguaria traz camarões grelhados sobre purê de banana da terra, crocante de cebola e quiabo numa homenagem ao morro mais famoso da ilha de Fernando de Noronha.

Ainda no Nordeste participam da Boa Lembrança os estados de Alagoas (3), Bahia (5), Piauí (1), Sergipe (2) e Rio Grande do Norte (1). Em Natal-RN o Manary Gastronomia e Arte representa a tradição na Cidade do Sol. O prato de 2019 é o Fideuá Potiguar, uma massa cozida em bisque com filé de camarões.

Destaquess, Especiais

Deixe uma resposta