Um local que mistura valorização regional, atmosfera natural, comida simples e bem executada no Recife-PE. Esse é o endereço do CÁ-JÁ, situado à Rua Carneiro Vilela, nos Aflitos. O grande corredor de um casarão, abre alas para o salão principal da casa: um quintal que foge da badalação da capital pernambucana. De lá saem pratos que valorizam pequenos produtores e servem os comensais, à sombra de frutíferas, ao melhor estilo quintal de mãe, vó, tia… comida de afeto!
A comida é brasileira, mas tem influência da bagagem do Chef Yuri Machado, que aprimorou suas técnicas em passagens por Nova Iorque, Peru e São Paulo. O Caruruzinho, típica releitura de comida ofertada aos orixás, indica uma maneira de servir cultura e sincretismo à mesa.
O Bolinho de Siri é um daqueles petisquinhos que alimentam e cumprem função de entrada, assim como o Falafel, uma das opções vegetarianas. Tu pode ter à mão uma criativa carta de drinques para acompanhar o início das refeições. O CÁ-JÁ tem suco da fruta homônima com adição de rum, sumo de limão e xaropa de cardamomo.
O Nhoque de Chamba, feito com inhame dourado na manteiga de garrafa e ragu de chambaril é um dos carros-chefe. Também é conhecido como “Prato do Caetano Veloso”, que foi conferir de perto a cozinha do chef Yuri, já que nomeia o restaurante fazendo referência a uma das composições do artista.
Outra pedida diferente do habitual é a Favada, puxada com carne de sol e cebola na frigideira. Acompanha vinagrete e farofa. O prato não é caldoso, como muita gente costuma servir, mas vale a curiosidade em conhecer as texturas.
“Melhor que a terrinha” é uma torta de chocolate 55% cacau, com ganaches branca e preta. Ela é uma versão empratada da “Terrinha”, uma sobremesa semelhante que fazia sucesso na casa. São várias camadas de chocolate com uma farofinha de crocante.
O Creminho de Goiaba é outra opção de sobremesa afetuosa: creme de goiaba com queijo e crumble de biscoito, servido em camadas, num copo americano.