Comer pizza é uma tradição que se mantém viva em qualquer lugar do mundo. Há quem diga que os egípcios inventaram a massa, mas outros afirmam que foram os gregos; contudo, todos os povos reconhecem que na Itália ela se aprimorou e se popularizou como conhecemos hoje. Na cidade do sol a tradição original permanece viva e ganha sabor pela mãos do pizzaiolo Piero Monti, um italiano que além de ser apaixonado por pizza é encantado pelo Brasil e por Natal, especialmente pelo verão de 10 meses ao ano, conforme fez questão de destacar. Ele comanda a pizzaria italiana e calzoneria il Tempio, em Ponta Negra, no qual é servida a legítima pizza italiana, preparada com massas especiais, molho caseiro e ingredientes secretos.
Qual a diferença da pizza italiana para as demais pizzas?
Na Itália tem diferentes tipos de Pizza. Se vai em Nápole tem uma pizza com a borda mais grossa e a massa mais grossa também; se vai em Roma, a Pizza é bem fininha, pouca borda e fina. E na minha cidade, Tarantina, que está bem no meio delas duas, de frente pro mar, é uma mescla das duas coisas. Então a diferença está no estilo da comida, cada cidade e cada restaurante tem sua pizza, seu vinho, sua massa.
Como a pizza era feita antigamente e como ela vem sendo preparada hoje em dia?
Antigamente a pizza era sem fermento, então ficava bem fininha. Era só água, farinha, azeite e sal. Quando surgiu o fermento começaram a fazer a pizza com fermentação, com tempo de crescimento de massa. Aqui trabalho com forno a gás. Na Itália, no curso que fiz, era forno elétrico, forno a gás e forno a lenha, aprendemos a fazer três tipos de massa. Na pedra é um tipo particular de massa, com quantidade x de farinha, x disso, x de outro; se vai fazer a pizza na forma as quantidades são diferentes. E também tem a pizza na pá que é outro tipo de massa. Por enquanto aqui é uma novidade a massa com carvão vegetal.
Como surgiu a ideia de uma pizza com carvão vegetal?
Surgiu na Itália três anos atrás, [eu] estava trabalhando numa pizzaria, e estudando, foi se informando sobre carvão vegetal, procurando informações. O carvão é adicionado na massa, junto com a farinha e fica uma bola preta, mas muito bom, o gosto não muda nada. Ele ajuda na função do intestino, facilita a digestão e tem várias propriedades que ajudam o corpo a digerir.
Quais ingredientes não podem faltar numa pizza?
Água, farinha, fermento, sal e azeite, são a base da massa. Acho que tem alguns segredos mas eu não vou dizer, né, se não não será mais um segredo. Mas é amor e carinho. O segredo é a fermentação da massa, o lugar onde deixa fermentar. Aqui a massa fermenta 24h, fiz ontem a massa que uso hoje, e fiz hoje de manhã a massa pra trabalhar amanhã. Com uma fermentação maior, fica mais leve.
O que é um calzone e qual a diferença dele para uma pizza?
O calzone é uma massa de pizza fechada, e dentro pode colocar o que você gosta. Aqui fazemos o calzone típico, que é com muçarela de búfalo, presunto e provolone. Mas pode colocar o que você mais gosta, o que a casa pode oferecer. Lá na Itália fazem com salsicha, com salame, com mortadela, com presunto cru, com qualquer coisa que você gosta.
Na il Tempio todos os clientes recebem um couvert de bruschettas como cortesia do estabelecimento. É possível escolher o tipo de massa (tradicional ou com carvão vegetal) nos 13 tipos de pizza diferentes. A casa ainda conta com cinco tipos de entradas, quatro tipos de calzones e dois tipos de focaccias no cardápio. Na carta de vinhos, rótulos de Portugal, Chile e Argentina. O vinho tinto brasileiro pode ser apreciado em taças ao preço de R$12,90.
il Tempio Calzoneria e Pizzaria Italiana
Endereço: rua Praia de Camucim, 9004 – A. Ponta Negra.
Horário de funcionamento: quarta-feira à domingo, das 18h às 00h.
Reservas: (84) 3025-4774
Formas de pagamento: à vista, crédito e débito.