Aproximadamente 85% das flores existentes no mundo são comestíveis. Elas têm ganhado cada vez mais espaço na gastronomia complementando a culinária com beleza e somando valor nutricional para a alimentação de quem as consome. Compostas principalmente por água, elas contêm nutrientes, qualidades energéticas e antioxidantes, o que faz delas o alimento perfeito para reforçar uma dieta saudável.
Para quem quer conhecer mais sobre o assunto, Ahorta Viveiro disponibiliza o ebook “Do Jardim para a Mesa: Flores Comestíveis – Um Guia Completo para Curiosos e Comedores de Flores”. A obra traz diversas informações como cuidados na escolha e no consumo, diferenças entre as flores tóxicas e não tóxicas, um catálogo com as flores mais utilizadas, além de dicas para o uso culinário e receitas.
O guia é gratuito e está disponível para download pelo Instagram do viveiro - @ahortaviveiro ou clicando aqui.
O uso culinário das flores comestíveis é bem variado e elas podem ser consumidas em saladas, massas artesanais, sorvetes caseiros, sobremesas, bebidas e infusões. Entre as flores com sugestão de consumo no guia estão: Crisântemos, Dálias, Petúnias, Rosas, Clitória, Cravinas e Cravos, entre outras.
Uso milenar e crescimento no consumo
Aqui no Brasil, o uso de flores comestíveis vem se popularizando, principalmente, na culinária orgânica. O hábito de comer flores não é mais uma invenção culinária ou modismo, mas uma redescoberta de antigas tradições milenares que caíram em desuso ao longo do tempo. Essa prática milenar, chamada de florifagia (hábito de comer flores) tem raízes profundas na história da humanidade e remonta aos tempos antigos, quando diferentes civilizações recorriam constantemente à natureza para retirar seu sustento.
Sobre Ahorta
A Ahorta é um espaço sensorial e afetivo com um jardim comestível aberto às visitações para todos que quiserem conhecer e provar as flores comestíveis cultivadas no local. Além disso, a empresa também faz a comercialização das flores comestíveis para diversos estabelecimentos gastronômicos, confeitarias e buffets de Natal. As visitas ao jardim sensorial podem ser agendadas pelo Instagram @@ahortaviveiro e pelo whatsapp – (84) 99837-6878.
Com uma variedade de mais de 20 flores comestíveis, a empresa familiar, que nasceu em meio à pandemia, tem como propósito difundir e divulgar o uso das flores na alimentação e mostrar que elas são muito mais do que arranjos ornamentais.