O bom e velho “cafezinho”, paixão nacional de muitos brasileiros, já não pode mais ser considerado um simples “black“. Isso porque os grãos podem passar por um complexo processo de torra e métodos para extração que exigem uma série de cuidados e processos para garantir a perfeição da bebida. Apesar de consumido diariamente, de maio a outubro o Brasil respira condições climáticas ideais para apostar em bebidas quentes ou no tradicional cafezinho preparado com métodos especiais; já não é mais verão no país tropical.
Aqui no CG eu já te dei 7 razões para beber café na semana e escrevi resenhas sobre algumas cafeterias de Natal-RN. Hoje eu mostro 3 métodos para café e chá que podem aquecer a estação. Todos estão disponíveis no Barões do Café, cafeteria especializada em difundir a cultura de apreciar café na Cidade do Sol.
1. CHEMEX
O Chemex é um método de origem alemã muito semelhante à forma mais popular de fazer café: coado. Mas não se engane, apesar de também ser filtrado, ele passa por esse processo de forma tripla com um filtro extremamente fino com dobradura especial no coador.
Após o grão ser torrado e moído, adiciona-se o pó sobre o filtro e despeja água quente de forma contínua para coar o café lentamente. O resultado é uma bebida límpida e clara que valoriza a doçura e o aroma dos grãos. O grão utilizado foi o Sarchimor, de característica doce, baixa acidez e notas alcoólicas.
2. TURCO
Também conhecido por Ibrick (bule utilizado em seu processo de extração), esse método muito popular no Oriente Médio e na Grécia garante uma obtenção de café diferenciada, com decantação do pó torrado e moído junto a especiarias. Os insumos são depositados num bule com água quente e infusionado no forno.
O preparo consiste em adicionar o grão com moagem turca (extrafina) num ibrick. Adiciona-se também cardamomo, canela, anis estrelado e água. A mistura é mexida levemente para não sedimentar e levada ao forno a 200ºC por alguns minutos. Após decantação do pó, é servido diretamente na xícara; também pode ser apreciado com leite. O grão utilizado foi Catuaí vermelho e amarelo de torra média.
3. CLEVER
O Clever ou Vapt-Vupt é um método para bebidas infusionadas, isto é, que passam por um processo de “descanso” sob alta temperatura para garantir a preservação de sabor e aroma durante a extração. Ele pode ser utilizado tanto para café quanto para chá e possui filtragem ao término do processo. Sua origem é Chinesa.
Preparar bebidas no coador inteligente, que já conta com filtro na base, é prático: o pó do café torrado e moído, ou ainda insumo desidratado para chá, vai ao fundo; após adicionar água quente, fecha-se o recipiente e aguarda o tempo de infusão. Para apreciar o preparo, basta colocar o coador sobre a xícara e acionar a válvula de liberação do líquido. Esse método também permite adicionar filtro de papel para uma bebida ainda mais límpida.
Aqui foi adicionado chá de maçã, canela, amêndoa e beterraba. Os chás também podem ser batidos com frutas congeladas para enriquecer o sabor e transformar a bebida numa espécie de suchá.
Barões do Café
Av. Engenheiro Roberto Freire (Shopping Seaway – Loja 07)
Funcionamento: Seg a Ter 14h às 21h30 / Qua a Sex 14h às 22h30h / Sáb e Dom 15h às 22h30
*Escrito em parceria com o Barões do Café