Comemorado em 24 de maio no Brasil, o dia nacional do café tem tudo a ver com o povo brasileiro: estamos no top 3 de países que mais consomem a bebida no mundo e por aqui o café só perde para o consumo de água. Vale a pena conhecer algumas curiosidades sobre o assunto e ver dicas de como apreciar melhor o cafezinho diário.

ADOÇAR OU NÃO ADOÇAR?

Um bom café é resultado da colheita de frutas maduras, portanto, ele deve ser naturalmente adocicado. Se há certeza sobre a boa qualidade do café, tente adoçar cada vez menos. O açúcar e os adoçantes, em geral, modificam o sabor original de qualquer bebida, inclusive do café. Entretanto, se a preferência é pelos cafés tradicionais e extrafortes, o açúcar minimiza o amargo medicinal.

TORRADO EM GRÃOS OU MOÍDO?

O ideal é moer os grãos no momento em que o café é preparado. Uma vez moído, as partículas se oxidam mais facilmente, tornando o café menos saboroso, se tiver a torra muito intensa ou escura. Caso você não tenha um moedor em casa, compre o seu café predileto em menor quantidade.

CAFÉ SE BEBE APENAS QUENTE?

Um bom café fica melhor quando esfria. Na verdade, percebe-se melhor os sabores quando uma bebida ou comida fica morna, próximo à temperatura do corpo. E nada de garrafa térmica! É melhor que o café esfrie lentamente em um jarro, pois, se estiver quente em uma garrafa térmica, a bebida se oxida mais rapidamente, tornando-se menos saborosa.

COMO CONSERVAR O CAFÉ?

A melhor maneira de conservar o café, principalmente se ele for torrado e moído, é em local fresco e seco, sempre com a embalagem bem fechada. Fácil e prático.

EXPLORE O DESCONHECIDO!

Vale a pena experimentar café de diferentes origens ou produtores. Assim com o vinho, a produção do café é muito influenciada pelo clima, fazendo com que a bebida seja diferente a cada safra. Aproveite este dia para apreciar um bom café!

Estas e outras dicas estão disponíveis no livro ‘Receitinhas para você – Café’, que apresenta ainda informações importantes como: a seleção e o manejo, os sabores e os aromas, e a torra do café. Deliciosas e práticas receitas também integram esta obra.

No mundo do café há 30 anos, além de autor desse guia, Ensei Neto realiza consultoria na área de bebidas e alimentos, ministra cursos e treinamentos em análise sensorial de bebidas e alimentos, ciência da torra do café e processos industriais.

Você pode adquirir o livro e saber mais sobre outros títulos em https://www.sesispeditora.com.br/ .

Comentários Via facebook