Mais que uma simples bodega ou restaurante, a Chico e Teta é um cantinho que ativa as memórias afetivas de qualquer sertanejo e exalta a vida do povo nordestino. Fruto de uma homenagem dos filhos aos patriarcas da família (pai e avô), o local serve uma autêntica culinária regional e também funciona como empório de cachaça, ostentando mais de 1.000 rótulos de todo o Brasil. Tudo isso localizado no bairro de Nova Betânia, em Mossoró-RN, numa ambientação rica em adornos e elementos que estiveram no cotidiano da família fundadora.
A comida da Chico e Teta é bem democrática, com espaço às opções mais tradicionais como buchada de bode e picado de cordeiro até versões mais apreciadas em todo o Brasil como carne de sol, escondidinho e dadinho de tapioca.
A sugestão é começar pelos dadinhos, clássicos, mas revisitados com uma geleia artesanal agridoce, de pimenta com um toque de maçã (eu acho! – mas eles não falam completamente o que tem na composição).
O escondidinho surpreende pelo capricho na preparação, em “cumbuca” de barro e prato de ágata, gratinado ao forno com uma cremosidade ímpar. Se desejar complementar a sustança, aposte no cuscuz, que na Chico e Teta você pode montar recheado como preferir: ovos, queijos de coalho, manteiga ou raspa de tacho, carne de sol, coco… com direito a muita fartura, assim como em toda mesa nordestina.
O Carré de Cordeiro é servido na mesma pegada do dadinho, com um toque agridoce, que faz toda diferença no paladar. São oito tulipas com vinagrete e farofa da casa. O ponto da carne e o marmoreio do corte com a cremosidade do vinagrete formam uma combinação espetacular.
Quem desejar se aventurar nas cachaças, é possível pedir uma degustação, servida em roda gigante. Caso contrário, pede uma caipifruta que está tudo certo. Mas ainda tem sucos diversos no menu de bebidas da bodega.
A casa atualmente (em junho de 2023) possui duas opções de sobremesa: cartola ou queijo coalho maçaricado com doce de goiaba ou mel de engenho. Estão estudando inserir mais opções, mas já fica a sugestão por uma cocada tradicional ou de forno, ou ainda quem sabe, um pudim de rapadura.
Bodega Chico e Teta
R. Gabriel Batista de Souza, Nova Betânia. Mossoró-RN
@chicoeteta