Almoçar no Flor de Sálvia foi uma surpresa e tanto. Primeiro pela comida saborosa que o estabelecimento serve, segundo pelo encontro com uma seguidora querida; lembranças afetivas que vou guardar para sempre em minha memória e paladar. À primeira vista o restaurante demonstra impressão de “casa de saladas” ou comida funcional. De fato, é. Contudo, ao entrar no ambiente e pegar o cardápio percebe-se um ar de bistrô, variado e saudável.
Minhas escolhas junto com Pryscilla Araújo (seguidora fofa) tiveram início na parte das bebidas. O Flor de Sálvia dispõe de grande variedade de sucos, que podem ser combinados com outras frutas à moda do freguês. Fiquei no suchá que mescla hibisco com abacaxi, limão e gengibre; super refrescante. Recomendo pedir gelo à parte, pois a medida que o suco fica em temperatura ambiente não acho tão interessante para ser consumido. O que também chamou minha atenção foram as opções de poder adicionar aveia, mel, linhaça, e algumas combinações com cardamomo nos sucos.
O cardápio inteiro possui indicação de baixo índice glicêmico, vegano, sem glúten e lactose nas opções. Entrei decidido a pedir salada (existem opções abaixo de R$10) mas não resisti ao filé ao funghi, que também vem salada. Achei o prato muito saboroso e bem balanceado. A carne vem grelhada no ponto que o cliente desejar, acompanhada de nhoque de batata doce ao molho de funghi. Uma salada de folhas orgânicas com granola e tomate cereja ainda complementa o prato. O nhoque de batata doce é muito aveludado e macio, nunca havia comido algum com essa textura e aprovei bastante.
O prato da minha companhia foi um filé de tilápia com manteiga de ervas, empanado, com risoto de limão e batata doce palha. Experimentei e gostei muito da batata e do peixe, que ao meu gosto pode vir um pouco mais apimentado. O risoto de limão estava cremoso e no ponto certo, mas penso que pode ter um algo a mais para quebrar sua acidez. Visualmente, a escolha impressiona.
Linda e delicada, a tortinha de chocolate foi uma excelente escolha como sobremesa. Trata-se de tartelette com massa de biscoito integral, ganache de chocolate e cobertura de banana com morango e hortelã. Ela não é gelada, o que garante textura macia ao creme de chocolate e frescor às frutas, cortadas na hora da montagem. Considero uma opção leve, funcional e com frescor. Uma boa alternativa para comer chocolate sem culpa.
A ambientação do lugar tem cores fortes e personalidade vibrante. O salão acomoda confortavelmente muita gente. Além das mesinhas, também há um grande sofá em madeira de pallet com almofadas para acomodar durante as refeições. Os quadrinhos que ficam expostos no local também estão à venda. Defino o ambiente como criativo, belo e delicado. No lavabo, tachos servem de cubas; as paredes dos banheiros, um receituário com diversas receitas escritas. O Flor de Sálvia é um jardim de mimos na Afonso Pena.
Av. Afonso Pena, 507. Petrópolis. Natal – Rio Grande do Norte.
Funcionamento: segunda-feira a sábado das 12h às 22h.
Pagamento: à vista, crédito e débito.