O rio Potengi foi o lugar escolhido para desfrutar, conhecer e debater as novidades da gastronomia potiguar. A oportunidade será no Natal Fest Gourmet, realizado no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal (TMP), nos dias 22, 23 e 24 de novembro, das 18h a 0h, com acesso pela rua Chile, Ribeira. A segunda edição do festival terá entrada franca e oferece cursos, seminários, oficinas, feira gastronômica, espaço de restaurantes e atrações culturais.
A programação dispõe de ações com entidades que atuam na formação do mercado profissional gastronômico do estado, como o SENAC-RN, que participa com as oficinas da Arena Senac de Gastronomia. O SENAI também tem espaço para mostrar ao público seu setor de panificação com sua unidade móvel e o SESI aborda o reaproveitamento alimentar (Cozinha Brasil). O SESC será responsável pela ativação musical e o SEBRAE-RN com exposição de produtos de terroir potiguar.
No segmento de restaurantes o público poderá conferir pratos promocionais elaborados pelos estabelecimentos Totoia Restaurante, Paçoca de Pilão, Cozinha Ecológica Debora Sá, Cordeiro Chique, Chopp e Camarão, Johnny e Joey, Massa Fina, Caroli Doces, CrooksCookie e Subway. Para a criançada, o Natal Fest Gourmet reservou um lugar especial com o espaço kids coordenado pela empresa Divirta Kids, que oferece atividades criativas e monitores experientes. A cada noite haverá atrações musicais de MPB, bossa nova, samba e choro.
Palestras Especiais
O I Seminário Técnico de Gastronomia trará palestrantes de referência em seus segmentos gastronômicos para falar sobre as novidades no setor. Na quinta-feira (22) a abertura será com o tema “Gastronomia e Identidade Cultural” pela pesquisadora de cozinha potiguar Adriana Lucena. O mestre cervejeiro Fábio DeSilva, criador da cerveja artesanal Perversa, falará na sequência (às 20h) sobre “Cervejaria Artesanal e Mercado Cervejeiro no RN”. Na sexta-feira (23), o Seminário será aberto às 19h pelo laticinista Raoni Carbogim, que falará sobre “Tendências dos queijos artesanais potiguares”. Logo após, às 20h, a especialista em comida vegana e empreendedora do restaurante Cozinha Ecológica, chef Deborah Sá, fará uma abordagem sobre o tema pelo viés da cozinha contemporânea. No sábado, o seminário será reaberto pela chef e pesquisadora Gabriela Sales, representando a Funcarte. Ela fará uma leitura atual sobre diversidade alimentar — “PANCs: a revolução alimentar brota nas hortas comunitárias”. No encerramento, a partir das 20h, os participantes vão contar com a fala do mago dos temperos Sérgio Motta, proprietário da Korin. Seu tema será “A Alquimia dos temperos e azeites”.