O ‘Sabores da Pipa Festival Gastronômico’ está de volta entre os dias 11 e 21 de abril. Ele promete badalar a baixa estação do litoral sul do Rio Grande do Norte com participação de mais de 40 casas e valorização da culinária na praia mais badalada da região: a Praia da Pipa. O festival incentiva a criação de versões exclusivas de entradas, pratos principais, drinks e sobremesas, comercializados a valores fixos para cada categoria, com preços 30% abaixo do tradicional.
Desde a sua criação, o Sabores da Pipa destaca a criatividade e o talento dos chefs e empreendedores da região, dentro do conceito de Gastronomia km 0. Ele se baseia na ideia de consumir alimentos produzidos localmente, reduzindo assim a emissão de carbono associada ao transporte de produtos alimentícios. Ao aplicar este conceito nas criações culinárias do festival, os chefs locais não apenas promovem a sustentabilidade ambiental, mas também valorizam a agricultura local e fortalecem os laços com a comunidade.
Oficinas e workshops diversos também fazem parte da programação, que conta ainda com arena gastronômica no último final de semana do evento, tendo barracas de comidinhas, produtores locais, atrações musicais, manifestações artísticas e com a Ecofeira da Pipa, em espaço aberto ao público. Porções de degustação também serão comercializadas a preços populares nos espaços que foram batizado de Pontos do Sabor, onde o visitante terá a oportunidade de experimentar várias pequenas porções e escolher a sua favorita.
Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO
O Sabores da Pipa Festival Gastronômico de 2024 também será o primeiro, dentre outros eventos com foco em turismo gastronômico, hospitalidade e agricultura familiar já programados, em atendimento às muitas premissas da candidatura município de Tibau do Sul à Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO. Ele é parte de uma série de estratégias elaboradas pela comunidade local, em colaboração com autoridades e stakeholders, visando fortalecer o reconhecimento da região como um polo de turismo gastronômico mundial.
Ao aderir à Rede, Tibau do Sul compromete-se não apenas em compartilhar as melhores práticas em gastronomia, mas também em promover o desenvolvimento sustentável em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
“O Sabores da Pipa vem para unir o empresariado, marcas, prestadores de serviços, colaboradores, agências de turismo, receptivos, enfim, todo o trade turístico em prol da consolidação da região como destino gastronômico de excelência”, afirmou a realizadora do evento, Adrianne Ciantelli.
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO engloba sete áreas criativas, incluindo gastronomia. Tibau do Sul, onde está localizada Pipa, será a primeira cidade no Nordeste brasileiro a se candidatar nesta categoria, juntando-se a outras quatro cidades brasileiras já reconhecidas pela UNESCO: Belém/PA, Florianópolis/SC, Belo Horizonte/MG e Paraty/RJ.