O restaurante Sallva, que mescla sabores das culturas italiana e brasileira, acaba de ganhar nova carta de vinhos, elaborada pela jornalista especializada em vinhos e sommelière Adriana Nasser. A casa, localizada no Pontão do Lago Sul, em Brasília, traz novidades com evidência no terroir brasileiro, em especial, tendo opções elaboradas no próprio bioma do cerrado.
Mais do que uma simples curadoria de rótulos, a carta surgiu de um bate papo entre Adriana e a chef Fabiana Pinheiro, criando uma conexão ainda maior entre a cozinha cuidadosa do Sallva e o universo da bebida. “Essa carta reflete a proposta do Sallva: uma cozinha descomplicada, mas cheia de sabores e qualidade. Pensei nos vinhos como coadjuvantes das criações da Fabi, para que cada refeição seja ainda mais completa”, completa a jornalista.

Brasilidade
A primeira grande mudança foi a entrada do Brasil na carta que não contava com vinhos nacionais, incluindo rótulos de Brasília e até vinho laranja produzido no Sul do país. “Brasil está produzindo excelentes vinhos e nossa cidade também. Não podia ficar de fora da carta”, relata Adriana.
A nova carta passeia por países clássicos, como França, Portugal e Itália, mas agora conta com Georgia, tida como o primeiro país produtor de vinhos no mundo e também Grécia. “Nossa ideia é termos vinhos para todos os momentos da casa, desde almoço descontraído na varanda, uma happy hour no deck na beira do lado até um jantar sofisticado no salão principal”, conta a chef Fabiana.
A carta, que agora conta com quase 100 rótulos de 12 países, dispõe de vinhos para todos os momentos: tarde na varanda, onde a porção de batata frita, sequinha e crocante acompanha bem os espumantes Chandon; o tradicional carpaccio da casa vai com o vinho rosé da Amitié; ou os quadradinhos de Gouda crocante ficam perfeitamente acompanhados pelo Chardonnay chileno Tabali Pedregoso Gran Reserva ou o Sauvignon Blanc brasiliense Cobogó.
Para quem curte um almoço descontraído, a dica é começar com um bom vinho branco, como o alentejano Bacalhôa Monte dạs Ânforas para acompanhar a porção de Arancini de palmito pupunha. Depois, a deixa é pedir um Pirarucu servido com nhoque de banana da terra, um dos pratos mais pedidos na casa, acompanhado de um Chablis Domaine Collet, da região da Borgonha.
Aos que preferem as noites no Sallva, há uma parte da carta dedicada aos apreciadores de tintos italianos: os rótulos como Brunello di Montalcino Podere La Vigna, o Arenile Montepuciano d’Abruzzo DOC (Abruzzo) e o Sassoaloro Biondi Santi; ótimas pedidas.
Há também opções leves e versáteis, como o Moillard Beaujolais Les Malvaux AOP (Borgonha) e o elegante Le Clos Reynon 2014 de Bordeaux e os rosés, também franceses, Adèle de Grenache com Cinsault ou o Whispering Angel, um blend de Grenache, Cinsault e Rolle.
Já para quem busca descobertas, vinhos como o Pinot Noir da Zorzal, o Burguesinha, um rosé de Pinot Gris do Sanabria vinhos e o português Casa de Santar ampliam o repertório de sabores.
Sallva Pontão do Lago Sul
SHIS QL 10 Pontão – Lago Sul
Telefone: (61) 3522-4352
Aberto todos os dias. Dom a Qui das 11h às 00h. Sex e Sab das 11h às 01h
@sallvabsb





