Faça carbonara numa panela só

Essa é uma receita coringa por vários motivos: poucos ingredientes, rápida, prática e dá para fazer todo o processo numa única panela! Além disso ela também é versátil e você pode fazer substituições a seu gosto, mas lembre-se que quanto mais abrasileirar, menos italiana vai ficar. O carbonara é um clássico que nunca sai de moda e vai bem à mesa em qualquer situação. As quantidades servem uma porção, mas dá pra multiplicar de acordo com a quantidade de bocas em casa.

INGREDIENTES

50g de bacon

50ml de vinho branco

200ml de água

150g de macarrão longo (talharim ou spaghetti)

1 ovo

2 gemas

50g de queijo parmesão

sal e pimenta à gosto

PREPARO
  1. Doure o bacon em fogo médio, escorra em papel absorvente e reserve;
  2. Na mesma panela adicione o vinho branco e raspe o fundo para soltar o sabor, aguarde o álcool evaporar;
  3. Acrescente a água e espere ferver;
  4. Despeje o macarrão e cozinhe até ficar al dente;
  5. Num recipiente misture o ovo com as gemas, sal, pimenta e o queijo;
  6. Quando o macarrão estiver secando e houver pouco líquido na panela, desligue o fogo incorpore à preparação a mistura reservada;
  7. Mexa até fundir os ingredientes e transformar-se no molho da massa;
  8. Sirva ainda quente com o crocante de bacon sobre o macarrão.

DICA: Você pode fazer sem vinho branco e trocar o queijo por outro de sua preferência desde que derreta facilmente em calor.